segunda-feira, 29 de outubro de 2007

As Primeiras Conquistas do Homem


Olá amantes da evolução! O artigo desta semana centra-se no nascimento de algumas técnicas primitivas, tal como o fabrico de instrumentos e a descoberta do fogo.


Os primeiros instrumentos foram criados pelo Homo habilis. Eram simples seixos de pedra, quebrados numa das extremidades para se obterem arestas cortantes. No entanto, apesar de muito simples, não eram feitos ao acaso. Exigiam o domínio de uma técnica, isto é, de processos especiais de trabalho, inventados pelo Homem e transmitidos de geração em geração.

A técnica de trabalhar a pedra evoluiu com o Homo erectus, que conseguiu produzir bifaces, machados talhados em toda a sua superfície.
Há cerca 150 mil anos o Homo sapiens inventou pequenos raspadores, lâminas, buris e pontas de lança utilizando lascas provenientes da confecção de outros instrumentos.

Os Homens passavam, assim, a dispor de um variado conjunto de instrumentos, desde poderosas armas de arremesso para caça até pequenos utensílios, com os quais podiam, por exemplo, preparar as peles.

O fabrico de instrumentos foi o primeiro acto revelador de capacidades humanas. Ao produzir o fogo, o Homem deu um novo passo, ainda mais decisivo, para dominar a Natureza.

Os mais antigos vestígios do uso do fogo foram encontrados em acampamentos do Homo erectus, com cerca de 400 mil anos. É de crer que o Homem tenha inicialmente aprendido a conservar o fogo de origem natural ou acidental (resultante, por exemplo, de um raio ou de uma faísca que saltasse na lascagem da pedra). Só mais tarde teria descoberto os processos de produzi-lo intencionalmente, friccionando dois bocados de madeira ou percutindo duas pedras.

As consequências da descoberta do fogo foram imensas. Melhorou o regime de alimentação, proporcionou uma defesa eficaz contra as feras e veio trazer protecção contra o frio.
Fonte de luz e calor, o fogo deu aos Homens mais segurança contra os perigos e terrores que os assaltavam e talvez tenha até contribuído para estreitar os laços de solidariedade entre os membros dos bandos que se juntavam à noite em volta das fogueiras.

Saudações do grupo*

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

O começo da Aventura Humana


Ao longo desta semana de investigação reunimos novos dados relevantes para o nosso trabalho relativos à evolução do Homem na Pré-História. Para isso recorremos a revistas ("Super Interessante"), livros ("História Cronos") e artigos na Internet (site: Wikipédia).
As mudanças ocorridas na Pré-História foram muito lentas. No entanto, estas foram extremamente importantes, sem as quais não poderiam ter aparecido as sociedades e os hábitos mais sofisticados dos tempos históricos.
Desde a Pré-História que os seres humanos começaram a desenhar, a decorar e a esculpir para exprimirem as suas ideias e as suas preocupações.
Como evoluiu, então, o Homem na Pré-História ?
O primeiro hominídeo, o Australopiteco, viveu na África Austral, desde há 5 milhões de anos, e desapareceu há 1 milhão de anos.
Seguidamente, viveu o Homo habilis que já fabricava instrumentos desde há 2 500 000 anos e desapareceu há 1 milhão anos.
O Homo erectus foi o primeiro hominídeo a andar em posição totalmente erecta. Este viveu desde há 2 milhões de anos e desapareceu há 50 000 anos.
O Homo sapiens só aparece depois destes, há cerca de 100 000 anos.
O género mais antigo era o Homem de Neandertal e o mais recente, com características do homem actual, apareceu há 40 000 anos, é o Homo sapiens sapiens.
Esta é a provável evolução do Homem, na qual nos vamos centrar nos próximos artigos, e abordar aspectos como: modos de vida, instrumentos de trabalho, estrutura humana, actividades e algumas curiosidades.

Observação:
Queremos agradecer a todas as pessoas que visitam e comentam o nosso blog, em especial ao visitante "Pedro Teixeira" pelos seus assíduos comentários que nos têm incentivado bastante.

Com os cumprimentos do grupo.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

O que é a Evolução Biológica?


Esta semana partilhamos com vocês o que achamos ser a base da nossa investigação!




Evolução no sentido mais amplo explica que o que nós vemos hoje é diferente do que existiu no passado. Galáxias, estrelas, Sistema Solar e Terra mudaram com o passar do tempo, e assim também a vida na Terra.


Evolução biológica refere-se a mudanças em seres viventes durante a história da vida na Terra. Explica que estes seres evoluíram de antepassados comuns. Com o passar do tempo, processos biológicos como a selecção natural dão lugar a novas espécies. Darwin chamou este processo de "descendência com modificações" que permanece uma boa definição de evolução biológica até hoje.


Esta teoria foi bem sucedida e tirada de uma variedade de fontes de dados, inclusive observações sobre o registo fóssil, informação genética, distribuição de plantas e animais e as semelhanças de anatomia e desenvolvimento entre diferentes espécies. Os cientistas deduziram que a "descendência como modificação" oferece a melhor explicação científica para estas observações, no qual as populações se dividiram de uma para a outra, e gradualmente ficaram diferentes.


À medida que as populações se tornam isoladas entre si, elas deixam de compartilhar genes, e as diferenças genéticas, eventualmente, aumentam até que os membros do grupo já não se podem cruzar. Através do tempo, elas tornam-se espécies separadas e podem dar lugar a novas espécies.




Com as saudações do grupo: Lipa*, Ana Si*, Filipa*, Juli*, e Shia*!

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Qual a influência da evolução tecnológica na evolução natural da espécie humana ?



Bem-vindos ao nosso blog!




Nós, Ana Filipa, Ana Sílvia, Filipa, Juliana e Sofia, somos um grupo de cinco alunas do 12.º ano, turma B da Escola Secundária da Sé- Guarda, que no âmbito da disciplina de Área de Projecto, vimos por este meio divulgar o nosso trabalho, que tem como tema "Evolução Humana".
Como problema enfrentamos a seguinte questão: " Qual a influência da evolução tecnológica na evolução natural da espécie humana?".
As principais razões pelas quais escolhemos este tema prendem-se essencialmente com o facto de se integrar na área de Biologia e abordar temas transversais às várias disciplinas numa perspectiva de educação para a cidadania.
Tendo por base a curiosidade em aprofundar conhecimentos sobre a evolução do Homem relativamente ao passado, a situação actual e especulações em relação ao futuro, propomo-nos a investigar recorrendo a vários recursos, tais como, internet, revistas, exposições, filmes...
Como método de apresentação à comunidade escolar decidimos criar este blog que iremos actualizar sempre que reunirmos informação relevante.
Esperamos cativar a vossa atenção e que nos acompanheis ao longo do ano dando a vossa opinião de forma a podermos melhorar os nossos métodos de trabalho e os conteúdos.


Com os cumprimentos do grupo.