quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Evolução Tecnológica

Esta semana, vou falar acerca da evolução tecnológica, resultando desta o Mundo Moderno, no qual vivemos.



No mundo Moderno a tecnologia está à nossa volta. Automóveis, computadores, naves espaciais, raio X, câmaras de filmar, microondas, etc. O mundo de hoje é uma aldeia global onde as pessoas podem comunicar e trabalhar em qualquer lugar. A tecnologia tem o seu lado negro. São exemplos disso a energia nuclear e a contínua poluição da atmosfera.

O ser humano, dotado da sua inteligência, procurou formas, durante toda a história, de vencer os obstáculos impostos pela natureza. Desta forma, foi desenvolvendo e inventando instrumentos tecnológicos com o objectivo de superar dificuldades. Podemos dizer que "a necessidade é a mãe das grandes invenções tecnológicas" ...


Aproveito,então, para vos mostrar alguns dos mais importantes feitos, consequentes da evolução tecnológica, ao longo dos tempos:


1291 - Na Itália surgem os primeiros espelhos.


1454 - O alemão Johann Gutenberg inventa a máquina chamada de Imprensa.
Com está máquina o homem passou a produzir de forma mais rápida e eficiente, os livros. Esse invento causou uma revolução na cultura da época.

1590 - O holandês Zacharias Janssen fabrica o microscópio, utilizando técnicas usadas na fabricação de lentes para óculos.

1592 - O astrónomo e inventor italiano cria o primeiro termómetro utilizando o sistema de água para a medição de temperatura.

1712 - O engenheiro inglês Thomas Newcomen inventa a máquina a vapor.

1876 - O americano Alexander Graham Bell inventa o telefone, possibilitando a comunicação entre pessoas situadas a longas distâncias.

1901 - É criado o rádio pelo italiano Guglielmo Marconi.

1903 - Os irmãos Wright pilotam o primeiro avião.

1945 - Os EUA detonam no deserto do Novo México a primeira bomba atómica.1947 - A televisão começa a chegar nos lares de pessoas de todo o mundo.

1961 - É lançada a Vostok, a primeira nave espacial tripulado por ser humano a sair da atmosfera terrestre.

1977 - É lançado nos Estados Unidos o primeiro telemóvel.

1978 - Nasce o primeiro bebé resultante de fertilização artificial (bebé proveta), em Inglaterra.

1979 - É inventada uma nova técnica que revolucionou a indústria de gravação, o CD (Compact Disk). Num pequeno disco de 12 centímetros pode ser armazenada mais de uma hora de música.

1981 - É diagnosticada a SIDA. Começou por aparecer em grandes cidades em grupos de homossexuais ou que usavam drogas intravenosas mas rapidamente apareceram outros grupos de risco como os hemofílicos, prostitutas, etc.

1984 - Os cientistas descobrem um buraco de ozono na Antárctida. Surge a preocupação dos raios ultravioletas mortais conseguirem chegar à terra causando o cancro.

1997 - Surge um sinal de alerta quando se torna pública a notícia da clonagem de uma ovelha a que foi dado o nome de Dolly.

1998 – São lançados os primeiros DVDs.

1999 - A Internet cresce no mundo todo em velocidade impressionante. Os arquivos de MP3 começam a ser usados e transmitidos pelas ondas da Internet.


É incrível como a nossa sociedade tem evoluído ao longo dos tempos! A vida na Terra muda a um ritmo alucinante graças à evolução tecnológica que torna o nosso planeta cada vez mais poderoso, mais pequeno, e, também, mais perigoso...


Até para a semana!

Beijos, Ana Filipa*

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

O Homem e a Religião



Olá a todos! Esta semana coube me a mim , Sofia, partilhar com o nosso estimado público mais um artigo relacionado com o trabalho que estamos a desenvolver e em particular sobre a minha área de investigação neste projecto: a religião.

O medo do desconhecido e a necessidade de dar sentido ao mundo que o cerca levaram o homem a fundar diversos sistemas de Crenças, Cerimónias e Cultos - muitas vezes centrados na figura de um ente supremo - que o ajudam a compreender o significado último da sua própria natureza.
Mitos, Superstições ou Ritos Mágicos que as sociedades primitivas teceram em torno de uma existência sobrenatural, inatingível pela razão, equivaleram à crença num ser superior e ao desejo de comunhão com ele, nas primeiras formas de religião.

Religião (do latim religio, cognato de religare, "ligar", "apertar", "atar", com referência a laços que unam o homem à divindade) é como o conjunto de relações teóricas e práticas estabelecidas entre os homens e uma potência superior, à qual se rende culto, individual ou colectivo, pelo seu carácter divino e sagrado. Assim, religião constitui um corpo organizado de crenças que ultrapassam a realidade da ordem natural e que tem por objecto o sagrado ou sobrenatural, sobre o qual elabora sentimentos, pensamentos e acções.
Esta definição abrange tanto as religiões dos povos ditos primitivos quanto as formas mais complexas de organização dos vários sistemas religiosos, embora variem muito os conceitos sobre o conteúdo e a natureza da experiência religiosa.

À medida que o homem passou a organizar a sua existência numa base racional, a multiplicidade de poderes divinos e sobre-humanos do primitivo animismo não conseguiu satisfazer a necessidade de estabelecer uma relação coerente com as múltiplas forças espirituais que povoavam o universo. Surgiram assim as religiões politeístas, panteístas, deístas e monoteístas, expressões das condições sociais e culturais de cada época e das características dos povos em que surgiram.

Desde os finais do século XIX, e em particular desde a segunda metade do século XX, o papel da religião, bem como seu número de aderentes tem vindo a sofrer grandes alterações.
Actualmente o Islão é a religião que mais cresce em número de adeptos, que não se circunscrevem ao mundo árabe, mas também ao sudeste asiático, e a comunidades na Europa e no continente americano.

Com os cumprimentos do grupo*
Sofia Costa


segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Consequências da evolução


Ola pessoal!!

Esta semana vou falar de um assunto um pouco diferente do que a minha colega Sílvia escreveu na semana passada, mas que não deixa de afectar a nossa sociedade...

Na Pré-História ocorreram acontecimentos que levaram os povos nómadas a tornarem-se sedentários, acontecimentos como a agricultura, caça, o domínio do fogo,fizeram com que esses povos tivessem melhores condições de vida e começassem a viver em sociedade.
Revoluções como a Industrial e Tecnológica levaram a muitas descobertas que melhoraram ainda mais a vida em sociedade e que hoje em dia contribuem para uma vida demasiado sedentária,pois as pessoas já não se precisam de deslocar para fazerem certas tarefas diárias,podem encomendar a comida,andam de carro,não fazem desportos e até se perdem os hábitos sociais de sair com os amigos.
Esta sedentarização leva a muitos problemas nas populações urbanas. Vou exemplificar alguns desses problemas.
  • Transportes e trânsito- Engarrafamentos, lentidão, nervosismo, cansaço, são as consequências diárias do trânsito caótico que a maioria das cidades alcançou.
  • Poluição- Tanto a poluição atmosférica como a poluição sonora são dois terríveis problemas que as cidades da actualidade têm de enfrentar. As chaminés de algumas fábricas, os escapes de imensos veículos e outras tantas fontes poluentes, tornam a atmosfera urbana, muitas vezes, irrespirável. Além destas formas de poluição, convém igualmente não esquecer os lixos urbanos e os esgotos que, frequentemente, poluem os cursos de água.

  • Problemas sociais- Uma das razões do elevado crescimento urbano é a atracção que as cidades provocam nas populações de áreas rurais. Contudo as cidades não conseguem acomodar nem empregar todas essas pessoas que procuram na cidade a "ilusão" duma vida melhor. Forçados a sobreviverem e algumas vezes sem mais nenhum local para irem, surgem então os bairros de lata, sem condições, o desemprego, a carência de habitação, a promiscuidade, os assaltos, a droga, a prostituição, a delinquência juvenil, o alcoolismo, a desagregação familiar... Estes problemas afectam sobretudo certas minorias (étnicas, raciais e culturais) que ficam em situação de exclusão social e levam algumas vezes a casos de racismo e xenofobia.
  • Infra-estrutura- Com o crescente aumento das populações urbanas, as infra-estruturas construídas rapidamente ficam ultrapassadas e sem meios de satisfazer as necessidades urbanas. Consideram-se nestas infra-estruturas as redes de abastecimento de água e electricidade, as redes de escoamento de águas (esgotos), os cabos de comunicações, e até a dimensão das vias de comunicação (estradas). A maior parte destas estruturas foi feita para servirem um determinado número de habitantes que, rapidamente é ultrapassado. Deste modo, surgem com alguma frequência cortes de electricidade, falta de pressão nos canos de água, dificuldades em fazer chamadas telefónicas, e canos de esgoto que rompem, pois não aguentam a pressão elevada de água que neles circula. Como consequência, assiste-se cada vez mais a obras de beneficiação destas infra-estruturas, de modo a que estas funcionem correctamente, para um número de habitantes citadinos cada vez mais elevado.
  • Espaços verdes- O crescimento das cidades leva à destruição de vegetação para poder haver espaço para a construção de variados edifícios e vias de comunicação. Como tal, começam a existir cada vez menos espaços verde nas cidades e, eles, são um bem muito precioso, pois além de ajudarem a renovar e purificar o ar, são igualmente áreas de descanso e lazer.
  • Doenças- As situações de nervosismo e ansiedade que se vivem no trânsito das cidades (principalmente em horas de ponta), levam imensas vezes a situações de saturação e de stress. Isto pode ser o suficiente para originar outro tipo de doenças. A vida demasiado agitada também provoca, inúmeras vezes, a falta de tempo para preparar refeições adequadas, ou mesmo para saborear e digerir convenientemente as refeições.A má alimentação, o pouco exercício físico e a saturação, o stress e ansiedade, podem ser as causas mais prováveis de doenças cardiovasculares, obesidade, esgotamentos. Algumas formas de poluição, como a atmosférica e a sonora, também podem conduzir a doenças respiratórias (como a asma) e a perturbações psíquicas.

Como podem ver estes problemas não são muito agradáveis para a nossa vivência nesta sociedade... Teremos que ter cuidados quanto a estes problemas,à nossa sedentarização em demasia e tentarmos resolvê-los para que um dia possamos viver saudavelmente...

Deixo-vos a pensar...


Com os meus cumprimentos


Filipa