quarta-feira, 23 de abril de 2008

Divulgação do nosso projecto



Ana Filipa, Ana Sílvia, Filipa, Juliana e Sofia, um grupo de alunas do 12.º ano, turma B, da Escola Secundária da Sé - Guarda, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, quer divulgar a etapa final do seu projecto e dar a conhecer a toda a comunidade escolar a data e o lugar da apresentação do produto final - dia 19 de Maio às 15:30h, no salão desportivo da Escola Secundária da Sé – Guarda.
Nesta apresentação final, far-se-á uma breve síntese de toda a informação já organizada. Irá debater-se os temas o Homem e a Pré-História; o Homem e a Tecnologia Moderna; o Homem e o Futuro, tentando dar resposta ao problema: “Qual a influência da evolução tecnológica na evolução natural do Homem?”.
Terá a colaboração da Professora Luísa Queiroz, de Biologia, que ajudará na apresentação.
O trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo contou sempre com o apoio da Professora Maria de Lurdes Fonseca, que monitorizou as aulas de Área de Projecto.
Os professores, funcionários, encarregados de educação e alunos interessados em assistir devem dirigir-se ao grupo antes da data apresentada.

Mecanismos da evolução (continuação)

Darwinismo

Queridos visitantes:
Esta semana coube-me a mim a tarefa de publicar o artigo no blog sobre o Darwinismo, que é, como sabemos, uma das teorias da evolução...





Charles Robert Darwin (1809-188), um naturalista inglês, pertencente a uma família abastada , cresceu com as transformações sociais e culturais do séc. XIX, onde a visão evolucionista começava a ter seguidores.

As ideias de Darwin basearam-se num conjunto de dados e informações recolhidas ao longo de mais de 20 anos. Este conjunto de informações foram englobadas num conceito: o Darwinismo.

Este conceito é uma teoria que se baseia na opinião de alguns autores como Charles Lyell(que refere que as leis naturais são constantes no tempo e no espaço; que se deve explicar o passado a partir dos dados do presente; e que na longa história da Terra decorreram permanentemente mudanças geológicas lentas e graduais), Thomas R. Malthus (que defendia que, se factores externos, como doenças e falta de alimento, não limitassem o crescimento da população humana, esta duplicaria de 25 em 25 anos pois a população tende a crescer para além das possibilidades do meio para a sustentar, ou seja, cresce exponencialmente, enquanto que os recursos alimentares em progressão aritméticas) e na influência da Biogeografia (que depois de ter analisado todos os resultados recolhidos nas ilhas Galápagos, concluiu que as ilhas foram povoadas a partir do continente americano e que as características particulares da cada ilha condicionaram a evolução de cada espécie e daí a sua diferenciação) e, principalmente na experiência que ele próprio possuia (como criador de pombos intervindo em processos de selecção artificial) e no conceito de "Selecção Natural", que é a base desta teoria.

Selecção Artificial realizada por Darwin


A selecção natural é um conceito que Darwin utilizou muito, pois defende que em cada geração uma boa parte dos indivíduos é naturalmente eliminada porque se estabelece entre eles uma “luta pela sobrevivência”, devido à competição pelo alimento, pelo refugio e pelo espaço e à capacidade de fuga aos predadores; sobrevivem os individuos mais aptos e estes passam aos seus descendentes as caracteristicas que os permite sobreviver.


A teoria de Darwin gerou na comunidade cientifica, na Igreja e na sociedade uma grande controvérsia.

Darwin, contudo, e como muitos evolucionista de hoje, não viu razão para admirar menos um Criador que, ao invés de um acto único de criação, está continuamente presente nas leis que regem a Natureza.




Até para a próxima.....=D ****

Sílvia

domingo, 20 de abril de 2008

Mecanismos de evolução


Evolucionismo versus fixismos


Até meados do século XIX a diversidade do mundo vivo era explicado de acordo com uma concepção resultante da interpretação dos textos bíblicos. Segundo esta interpretação, os seres vivos são o resultado de um acto divino, mantendo-se as diferentes espécies inalteradas ao longo do tempo desde o momento da sua criação. Esta explicação, conhecida como fixismo,considera a Natureza como um sistema ordenado,estável, onde cada forma viva, é criada para uma determinada finalidade e encontra-se perfeitamente adaptada.

Foi neste século que as ideias transformistas ganharam força e acabaram por impor o evolucionismo como paradigma da origem e diversidade das espécies. De entre os principais defensores das ideias de evolução destacam-se Lamarck e Darwin. As suas teorias defendem a existência de antepassados comuns a todos os seres vivos e a modificação lenta e gradual das espécies ao longo do tempo, diferindo nos mecanismos propostos para explicar o processo evolutivo. Como o evolucionismo defende que as espécies evoluem e dão origem a novas espécies, podemos constatar que se opõe completamente ao fixismo. Contudo esta oposição provoca, ainda hoje, debates, onde argumentos de natureza científica são confrontados com argumentos de natureza religiosa.

Após esta breve síntese, vou aprofundar o tema Lamarckismo.

Em 1809, Jean Baptiste Lamarck propôs uma explicação para a evolução dos seres vivos, que se baseava fundamentalmente em dois princípios:

* Lei do uso e do desuso

Lamarck considerava o ambiente como o principal agente responsável pela evolução dos seres vivos. Desta forma, a necessidade que os seres vivos sentem de se adaptar a novas condições ambientais, resultantes de alterações do ambiente, conduz ao uso ou ao desuso contínuo de certos orgãos. Deste modo, a função que o orgão desempenha acabará por determinar a sua estrutura como adaptação ao meio. Tendo em conta este princípio é possível referir dois exemplos:

- A toupeira, pelos seus hábitos subterrâneos, faz pouco uso da visão, o que tornou os seus olhos pequenos e pouco funcionais - atrofia do orgão sob a influência do meio.

- O pescoço alongado da girafa foi obtido graças ao hábito de este animal alongar a cabeça em busca das folhas de certas árvores de que se alimenta - desenvolvimento do orgão pela necessidade de adaptação ao meio.


*Lei da herança de caracteres adquiridos

Lamarck considerava que as transformações sofridas, provocadas pelo ambiente, quer no sentido do desenvolvimento do orgão quer da sua atfrofia, eram transmitidas à descendência. Essas pequenas transformações, ao acumularem-se ao longo de gerações sucessivas, provocariam o aparecimento de novas espécies, funcionando assim como o principal factor de evolução.


Podemos concluir que a teoria de Lamarck, apesar de considerar o fenómeno de adaptação ao ambiente, é bastante contestada, pois se é certo que o uso desenvolve as estruturas - lei do uso-, já não é certo afirmar-se que a descendência herdará essas estruturas com esse grau de desenvolvimento - lei da herança dos caracteres adquiridos. Hoje sabe-se que nenhuma alteração dos orgãos provocada por factores ambientais se transmite à descência, o que retira suporte à hipótese de Lamarck. Apenas se pode afirmar que as únicas alterações que se transmite à descendência são as que modificam o material genético dos gâmetas.


Até para a semana! * Juliana

quarta-feira, 2 de abril de 2008

O Princípio do Fim...

Saudações queridos visitantes!!!



É com muito orgulho que nos apresentamos de novo ao trabalho neste 3º e último período. Nesta derradeira etapa do nosso projecto pretendemos utilizar os mesmos métodos de trabalho do período passado já que se mostraram bastante eficazes e produtivos.
Assim, teremos como base a divisão de tarefas por todos os elementos do grupo com o objectivo de conseguirmos melhores resultados.


Este período pretendemos aprofundar temas como: as teorias que explicam a evolução humana e as tecnologias do futuro, descortinando um pouco daquilo que o homem poderá usufruir nas próximas gerações. Iremos também centrar-nos na divulgação do nosso projecto à comunidade escolar, através de uma pequena exposição, e na elaboração da apresentação final do nosso trabalho que será uma síntese das matérias desenvolvidas ao longo do ano.

Só nos resta trabalhar para alcançar todos os nosso objectivos e cumprir com todas as nossas funções de modo a fazer surgir um magnífico trabalho fruto do nosso esforço, empenho e dedicação, que será sem duvida um marco final no nosso percurso estudantil e ao mesmo tempo a certeza de que a nossa missão não acaba aqui...

Agradecemos a todos o apoio que nos têm demonstrado. Prometemos que não os iremos decepcionar!

Com os melhores cumprimentos do grupo* =D