segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Raça vs. etnia

Olá queridos visitantes!!


Nesta semana gostaria de vos falar sobre um tema que, em geral, gera alguma confusão por parte de algumas pessoas... as diferenças existentes entre raça e etnia!! Quero também dar-vos a conhecer algumas raças existentes actualmente...




A expressão raças humanas refere-se ao conceito antropológico e classifica populações ou grupos populacionais com base em vários conjuntos de características somáticas e crenças sobre a ancestralidade comum. As categorias mais amplamente usadas neste sentido restrito, baseiam-se em traços visíveis, tais como cor da pele, formação do crânio e do rosto e tipo de cabelo, bem como a auto-identificação.

A palavra etnia é muitas vezes usada como um eufemismo para raça, ou como um sinónimo para grupo minoritário. Embora muitas vezes os dois conceitos estejam associados, a diferença entre ambos reside no facto de que etnia compreende os factores culturais, como a nacionalidade, a afiliação tribal, a Religião, a língua e as tradições, enquanto que raça compreende apenas os factores morfológicos, como cor de pele, constituição física, estatura, etc.



Actualmente, existem várias classificações de raças humanas mas geralmente existem 4 grupos básicos:


  • Caucasianos – europeus, norte-americanos e árabes, até à Índia. Estas populações apresentam, caracteristicamente, pele e olhos claros, com excepção dos mediterrânicos, nariz estreito, lábios delgados e cabelo liso ou ondulado;

  • Australóides – aborígenes e povos com eles relacionados, que apresentam pele escura, variando do tom azeitona até ao quase negro, cabelo encaracolado, olhos escuros e nariz largo;

  • Mongolóides – pele amarelada, cabelos lisos, nariz de forma variada, rosto achatado e largo, olhos com prega epicântica na pálpebra superior (cuja função é proteger do clarão ofuscante da neve). Deste grupo terão derivado os índios americanos e os esquimós, através de populações que teriam migrado através do estreito de Behring;

  • Negros – pele escura, variando do tom acastanhado ao quase negro, nariz achatado, olhos escuros e cabelos crespos.

Actualmente sabe-se que a cor da pele, por exemplo, um dos critérios mais importantes na classificação das raças humanas, resulta apenas da quantidade variável de melanina na pele. Verifica-se, portanto, uma variação quantitativa e não qualitativa, para não falar do espectro de variação dentro da mesma raça, que é muito maior que a variação entre raças.

Até para a semana...

Com os melhores cumprimentos

Sílvia


P.S. - Em nome do grupo quero agradecer a todos as pessoas que visitam o nosso blog e que deixam os seus comentários de apoio e incentivo.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Ano Novo, Visão Diferente...


Bom Ano queridos visitantes!!!


É com muito orgulho e empenho que entramos neste novo ano, cheias de vontade de trabalhar e, por isso, nada melhor do que reformular alguns dos nossos métodos de trabalho para assim atingirmos os melhores resultados na Área de Projecto.

Neste período temos diferentes subtemas para tratar e que vão ser pesquisados individualmente. Assim, cada uma de nós vai publicando artigos sobre o seu subtema, de forma a envolver mais a comunidade educativa e dar conta de novos desenvolvimentos.

Nestre 2.º período centrar-nos-emos basicamente no estudo da vida presente e numa reflexão sobre a vida futura, comparando-as.

Pretendemos desenvolver subtemas como: estrutura humana, raças e etnias, importância da vida em sociedade, transformações sociais, modos de vida, artes e ritos, tradições, evolução tecnológica/instrumentos de trabalho e consequências da evolução humana.

Esperamos continuar a surpreender e a cativar o público e desejamos um óptimo ano de 2008 a
todos!

Com os cumprimentos do nosso grupo : Ana Filipa, Sílvia, Filipa, Juliana e Sofia*


P.S. Já agora vale a pena visitar: http://br.youtube.com/watch?v=WwqPOkcXrYQ =D