segunda-feira, 29 de outubro de 2007

As Primeiras Conquistas do Homem


Olá amantes da evolução! O artigo desta semana centra-se no nascimento de algumas técnicas primitivas, tal como o fabrico de instrumentos e a descoberta do fogo.


Os primeiros instrumentos foram criados pelo Homo habilis. Eram simples seixos de pedra, quebrados numa das extremidades para se obterem arestas cortantes. No entanto, apesar de muito simples, não eram feitos ao acaso. Exigiam o domínio de uma técnica, isto é, de processos especiais de trabalho, inventados pelo Homem e transmitidos de geração em geração.

A técnica de trabalhar a pedra evoluiu com o Homo erectus, que conseguiu produzir bifaces, machados talhados em toda a sua superfície.
Há cerca 150 mil anos o Homo sapiens inventou pequenos raspadores, lâminas, buris e pontas de lança utilizando lascas provenientes da confecção de outros instrumentos.

Os Homens passavam, assim, a dispor de um variado conjunto de instrumentos, desde poderosas armas de arremesso para caça até pequenos utensílios, com os quais podiam, por exemplo, preparar as peles.

O fabrico de instrumentos foi o primeiro acto revelador de capacidades humanas. Ao produzir o fogo, o Homem deu um novo passo, ainda mais decisivo, para dominar a Natureza.

Os mais antigos vestígios do uso do fogo foram encontrados em acampamentos do Homo erectus, com cerca de 400 mil anos. É de crer que o Homem tenha inicialmente aprendido a conservar o fogo de origem natural ou acidental (resultante, por exemplo, de um raio ou de uma faísca que saltasse na lascagem da pedra). Só mais tarde teria descoberto os processos de produzi-lo intencionalmente, friccionando dois bocados de madeira ou percutindo duas pedras.

As consequências da descoberta do fogo foram imensas. Melhorou o regime de alimentação, proporcionou uma defesa eficaz contra as feras e veio trazer protecção contra o frio.
Fonte de luz e calor, o fogo deu aos Homens mais segurança contra os perigos e terrores que os assaltavam e talvez tenha até contribuído para estreitar os laços de solidariedade entre os membros dos bandos que se juntavam à noite em volta das fogueiras.

Saudações do grupo*

14 comentários:

Anónimo disse...

Post muito interessante.
Mas ainda faltam tantos anos até chegarem aos dias de hoje e, lá está, ao futuro que é aquilo que mais me desperta curiosidade!!!...

=D

Bjinhos

Anónimo disse...

Olá queridas evolucionistas!

Vejo que começaram a pesquisar acerca de novos assuntos e como seria de esperar aqui estou eu para opinar acerca deles.

Sem dúvida que um dos grandes avanços do homem do paleolítico foi a descoberta do fogo, aleada à sua utilização e produção.

O processo era simples, batiam uma pedra na outra para sair a faísca ou esfregavam duas madeiras uma na outra para gerar calor. Foi apartir desta descoberta que o homem começou a cozinhar os seus alimentos!

Depois da devida refeição feita os homens começaram a reunir-se em torno das fogueiras onde criavam laços afectivos uns com os outros, descansavam, protegiam-se do frio bem como dos ataques de animais ferozes.

Um grande passo para o homem...

Com os cumprimemtos do vosso "comentador"...

"Pedro Teixeira"

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

abboorrecciiddoo

Anónimo disse...

abboorrecciiddoo

Anónimo disse...

Olá seu blogger esta muito interessante. Mas desculpe se não li, se estiver a resposta no seu blogger, se possível responder-me a seguinte pergunta:Quais foram as primeiras conquistas do Homem no domínio da Natureza? Aguardo resposta com os meus cumprimentos C.D.

Anónimo disse...

nao gostei, muito mas nao eu nao vou diser q nao gostei ! mas tinha q ter como foi descoberto o fogo ! pois eu escrevi isso no meu trabalhoo, e aparece uma coisa q nao tem nad a ver com a outraa !!! sorry mas eu nao gostei, tenho 12 anos, e estou procurando para uma pesquisa minha de trabalho, pois estou na quinta serie, mas quando abri, nao vi o q eu estava querendo .. sorry msm, mas nao tem nad haver com o q eu estou porcurando ! gostei muitoo ! mas nao para o q eu estou procurando !

Anónimo disse...

gostei ! ana julia .. "para evolucionistas me abborreço com essas pessoas doentes !!!

Anónimo disse...

nad a ver com o q eu to procurandooo !

deewder disse...

esse texto é muito interesante para se ler eu wederdigo i recomendo para outras pessoas como eu!!!!!!!sou muito gostoso ginhas!!!!!...

Anónimo disse...

eu pedi sobre o fogo não sobre ferramentas!kkkkkkkk

Anónimo disse...

ola tenho nove anos,e meu nome e vitória cullen,mas votando pro assunto. Acreditava-se que foi através da observação dos fenômenos da natureza que o homem descobriu a força do poder do fogo.O primeiro contato do homem com o fogo ou a "combustão"(ato ou efeito de queimar) através do fogo.

Eu tinha somente 3 anos mais por já saber ler e escrever no jardim I a diretora me pós no 1 ano e agora com nove anos estou no 6 ano. Obrigada.BYE-BYE

Anónimo disse...

noooooosaa me ajudo muita

Anónimo disse...

thrthtrgj