sexta-feira, 16 de maio de 2008

A Casa do Futuro


Olá queridos visitantes!!!

Esta semana já não vou falar mais da evolução humana, mas sim do futuro da tecnologia, neste caso na Casa do Futuro. É um artigo um pouco extenso, mas leiam vale a pena saber o que o futuro nos reserva.

Em Maio de 2003, foi inaugurada a “Casa do Futuro Interactiva”, com características de habitação comum, mas com muita tecnologia inserida.
Atravessando um espectacular jardim virtual, dirigimo-nos para o interior da Casa, a qual tem no seu exterior uma caixa de correio inteligente.
A abertura da porta da Casa é feita através de um sensor que reconhece a face das pessoas autorizadas para entrar. Tratando-se de um visitante que toca à porta, a campainha soa no interior da Casa, as luzes acendem e apagam, os quadros virtuais das paredes indicam este facto e as televisões mudam o canal de TV para o vídeo--porteiro.

A entrada da Casa é feita através do jardim interior, onde dois cães robot reagem à presença do visitante. Ao entrar na sala, se o visitante foi autorizado a entrar, por ter sido reconhecido pelo sensor, depara-se com um ecrã onde constam referências a vários eventos ocorridos na sua ausência, tais como alarmes, mensagens, etc.. Nas paredes há um conjunto de quadros virtuais que exibem imagens pré-programadas de acordo com o interesse dos habitantes, bem como as mensagens de alarme e mudanças de estado da Casa. Uma das portas envidraçadas da sala pode irradiar calor para o interior.

Na zona das refeições existe uma mesa com um tampo de vidro que muda de cor, de modo programado. A Casa pode ser comandada através da voz, existindo para tal um mordomo virtual que executa várias tarefas de acordo com as mensagens que lhe são transmitidas oralmente. Um aspirador robot cumpre a sua função, previamente programada. A pensar nos deficientes motores, existe uma cadeira de rodas, equipada com um computador, que permite comandar várias funcionalidades da Casa, navegar na Internet ou utilizar um programa especial para comunicar de forma autónoma, se tiver perdido a faculdade de falar. Tudo isto através do uso de um pequeno estilete ou com pequenos toques de cabeça num sensor apropriado.

Na cozinha todos os electrodomésticos são comandados por um computador, o que os potencia para serem comandados à distância. Há ainda um frigorífico que funciona como centro de comunicações, permitindo a consulta de receitas, agenda, troca de mensagens vídeo, navegação na Internet, etc..

No espaço escritório é possível encontrar um sistema de comando de um computador em que o rato é substituído pelo movimento dos olhos. Há ainda um conjunto de equipamentos hi-tec que servem de suporte à actividade dos habitantes da Casa.
Um jardim interior dá acesso a um estúdio de home-cinema, onde as imagens presentes num ecrã de plasma transmitem às suas paredes as cores dominantes, criando, deste modo, um agradável envolvimento para o utilizador.

O quarto do casal tem uma ampla janela, cujo vidro pode passar do estado de transparente a opaco e vice-versa, através de um comando remoto. No quarto existe um ecrã de plasma, onde é possível ver, em simultâneo, dois programas de TV, ou um só, utilizando a outra metade como ecrã de computador.

O quarto do jovem está equipado de modo a torná-lo acessível a um utilizador amblíope ou mesmo cego. Para isso tem uma iluminação especial, uma lupa multimédia e um computador onde é possível transformar as mensagens escritas em mensagens de voz.

No quarto de banho é possível encontrar equipamentos sanitários especiais para portadores de deficiência neuromotora, bem como um espelho que se pode transformar em ecrã televisivo. Existe, ainda, um sofisticado sistema para engomar camisas.

No exterior da Casa existe um sistema “Displax”, que permite navegar no site da Casa por toques num vidro transparente. Existe, ainda, um equipamento de relaxação, a pensar nos deficientes profundos. Um jardim virtual e um sistema de grafitti virtual conferem à envolvente da Casa um aspecto lúdico. Uma simulação de posto de trabalho distante permite demonstrar uma funcionalidade importante que é a possibilidade de interagir à distância com a Casa.

Na minha opinião, acho esta casa fantástica e estou ansiosa para que o futuro chegue às nossas casas.Espero que tenham gostado desta "visita" ao futuro!



Com os cumprimentos

Filipa =) *

7 comentários:

Anónimo disse...

o teu artigo tambem esta muito interessante filipa =p eheh. beijito@

Anónimo disse...

quero uma casa dessas!! pleeeease xD *

Anónimo disse...

Já referi o vosso blog no meu blog!!
Passem por lá para verdes o que disse do vosso trabalho!
Talvez não tenha dito nada, mas sugeri apenas que visitassem o vosso interessante blog!

Beijinhos

Anónimo disse...

Que espectáculo de casa! Se tivesse uma casa dessas, nunca mais de lá saía... loool
O vosso trabalho está fantástico! A ideia foi bastante criativa e acho muito interessante vocês partilharem o vosso trabalho com todos.
Continuem, pois está lindo!

Anónimo disse...

Que casa Maravilhosa!!!
O artgo está fantástico.
bEijos FIpa**

Anónimo disse...

Adorei o tema que trataste....
quem me dera ter uma casa como esta!!!!! Está muito bem explicado e estruturado.

=)))) bjx*******

video porteiros disse...

Um artigo interessante e que deve ser mais conhecida sobre a meu ver. O seu nível de detalhe é bom ea clareza da redação é excelente. Eu tenho bookmarked-lo para você, para que outros poderão ver o que você tem a dizer.