quarta-feira, 23 de abril de 2008

Mecanismos da evolução (continuação)

Darwinismo

Queridos visitantes:
Esta semana coube-me a mim a tarefa de publicar o artigo no blog sobre o Darwinismo, que é, como sabemos, uma das teorias da evolução...





Charles Robert Darwin (1809-188), um naturalista inglês, pertencente a uma família abastada , cresceu com as transformações sociais e culturais do séc. XIX, onde a visão evolucionista começava a ter seguidores.

As ideias de Darwin basearam-se num conjunto de dados e informações recolhidas ao longo de mais de 20 anos. Este conjunto de informações foram englobadas num conceito: o Darwinismo.

Este conceito é uma teoria que se baseia na opinião de alguns autores como Charles Lyell(que refere que as leis naturais são constantes no tempo e no espaço; que se deve explicar o passado a partir dos dados do presente; e que na longa história da Terra decorreram permanentemente mudanças geológicas lentas e graduais), Thomas R. Malthus (que defendia que, se factores externos, como doenças e falta de alimento, não limitassem o crescimento da população humana, esta duplicaria de 25 em 25 anos pois a população tende a crescer para além das possibilidades do meio para a sustentar, ou seja, cresce exponencialmente, enquanto que os recursos alimentares em progressão aritméticas) e na influência da Biogeografia (que depois de ter analisado todos os resultados recolhidos nas ilhas Galápagos, concluiu que as ilhas foram povoadas a partir do continente americano e que as características particulares da cada ilha condicionaram a evolução de cada espécie e daí a sua diferenciação) e, principalmente na experiência que ele próprio possuia (como criador de pombos intervindo em processos de selecção artificial) e no conceito de "Selecção Natural", que é a base desta teoria.

Selecção Artificial realizada por Darwin


A selecção natural é um conceito que Darwin utilizou muito, pois defende que em cada geração uma boa parte dos indivíduos é naturalmente eliminada porque se estabelece entre eles uma “luta pela sobrevivência”, devido à competição pelo alimento, pelo refugio e pelo espaço e à capacidade de fuga aos predadores; sobrevivem os individuos mais aptos e estes passam aos seus descendentes as caracteristicas que os permite sobreviver.


A teoria de Darwin gerou na comunidade cientifica, na Igreja e na sociedade uma grande controvérsia.

Darwin, contudo, e como muitos evolucionista de hoje, não viu razão para admirar menos um Criador que, ao invés de um acto único de criação, está continuamente presente nas leis que regem a Natureza.




Até para a próxima.....=D ****

Sílvia

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá Sílvia! Parece que coube a ti a tarefe de nos falar acerca do Darwinismo. Devo dizer que desempenhas-te esta tarefa com muito sucesso!

Sou um amante das teorias que Darwin desenvolveu e este artigo explicita muito bem todos os conceitos a ter em conta acerca deste tema.

Já me habituaram a fabulosos artigos e mais uma vez provaram que são umas meninas muito trabalhadoras e empenhadas!

Muito boa sorte a todas!!!

"Pedro Teixeira"

Anónimo disse...

Allo Silvia! Como sempre.. no teu melhor hehe! Coube a ti falar do darwinismo.. e da próxima vez eu falarei dessa teoria misturada com conceitos de genética.. neodarwinismo! Vou tentar dar continuidade ao tema ao teu nível! Beijos***

Anónimo disse...

Está espectacular o teu artigo Sílvia! Como sempre conseguiste fazer um bom trabalho!

Bjo =D**