quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Evolução Tecnológica

Esta semana, vou falar acerca da evolução tecnológica, resultando desta o Mundo Moderno, no qual vivemos.



No mundo Moderno a tecnologia está à nossa volta. Automóveis, computadores, naves espaciais, raio X, câmaras de filmar, microondas, etc. O mundo de hoje é uma aldeia global onde as pessoas podem comunicar e trabalhar em qualquer lugar. A tecnologia tem o seu lado negro. São exemplos disso a energia nuclear e a contínua poluição da atmosfera.

O ser humano, dotado da sua inteligência, procurou formas, durante toda a história, de vencer os obstáculos impostos pela natureza. Desta forma, foi desenvolvendo e inventando instrumentos tecnológicos com o objectivo de superar dificuldades. Podemos dizer que "a necessidade é a mãe das grandes invenções tecnológicas" ...


Aproveito,então, para vos mostrar alguns dos mais importantes feitos, consequentes da evolução tecnológica, ao longo dos tempos:


1291 - Na Itália surgem os primeiros espelhos.


1454 - O alemão Johann Gutenberg inventa a máquina chamada de Imprensa.
Com está máquina o homem passou a produzir de forma mais rápida e eficiente, os livros. Esse invento causou uma revolução na cultura da época.

1590 - O holandês Zacharias Janssen fabrica o microscópio, utilizando técnicas usadas na fabricação de lentes para óculos.

1592 - O astrónomo e inventor italiano cria o primeiro termómetro utilizando o sistema de água para a medição de temperatura.

1712 - O engenheiro inglês Thomas Newcomen inventa a máquina a vapor.

1876 - O americano Alexander Graham Bell inventa o telefone, possibilitando a comunicação entre pessoas situadas a longas distâncias.

1901 - É criado o rádio pelo italiano Guglielmo Marconi.

1903 - Os irmãos Wright pilotam o primeiro avião.

1945 - Os EUA detonam no deserto do Novo México a primeira bomba atómica.1947 - A televisão começa a chegar nos lares de pessoas de todo o mundo.

1961 - É lançada a Vostok, a primeira nave espacial tripulado por ser humano a sair da atmosfera terrestre.

1977 - É lançado nos Estados Unidos o primeiro telemóvel.

1978 - Nasce o primeiro bebé resultante de fertilização artificial (bebé proveta), em Inglaterra.

1979 - É inventada uma nova técnica que revolucionou a indústria de gravação, o CD (Compact Disk). Num pequeno disco de 12 centímetros pode ser armazenada mais de uma hora de música.

1981 - É diagnosticada a SIDA. Começou por aparecer em grandes cidades em grupos de homossexuais ou que usavam drogas intravenosas mas rapidamente apareceram outros grupos de risco como os hemofílicos, prostitutas, etc.

1984 - Os cientistas descobrem um buraco de ozono na Antárctida. Surge a preocupação dos raios ultravioletas mortais conseguirem chegar à terra causando o cancro.

1997 - Surge um sinal de alerta quando se torna pública a notícia da clonagem de uma ovelha a que foi dado o nome de Dolly.

1998 – São lançados os primeiros DVDs.

1999 - A Internet cresce no mundo todo em velocidade impressionante. Os arquivos de MP3 começam a ser usados e transmitidos pelas ondas da Internet.


É incrível como a nossa sociedade tem evoluído ao longo dos tempos! A vida na Terra muda a um ritmo alucinante graças à evolução tecnológica que torna o nosso planeta cada vez mais poderoso, mais pequeno, e, também, mais perigoso...


Até para a semana!

Beijos, Ana Filipa*

6 comentários:

Anónimo disse...

Saudações Ana Filipa!

Pelo artigo que li, vejo que ficas-te responsável pelas tecnologias que fazem parte do mundo actual e das quais já não prescindimos.

Como tu referis-te, e muito bem, "a necessidade é a mãe das grandes invenções técnológicas" e, com base nesta afirmação, têm vindo a ser desenvolvidos grandes projectos que facilitam a nossa vida e ajudam o homem no seu dia a dia.

Desde já felicito-te pelo modo como elaboras-te o teu artigo e pela criatividade que lhe está associada... as referências cronológicas são uma forma muito interessante de expor a informação!

Desejo-vos a melhor sorte para os futuros trabalhos!!!

Do vosso atencioso comentador:

Pedro Teixeira

Anónimo disse...

OLLAAHH Lipinhah!!!!!
Adorei o artigo.... está muito bem feito e também sei que te empenhaste muito para o conseguir. Continua o bom trabalho.....

xD *********

Sílvia

Anónimo disse...

Lipa este artigo é absolutamente fantástico! =D

És um membro imprescindivel no nosso grupo, por isso continua o teu excelente desempenho e a contribuir para a evolução do nosso trabalho!

beijinhos!!!!

Anónimo disse...

Adorei o blog deste grupo por isso continuem a trabalhar!!!

Muitos parabéns*

Anónimo disse...

lipinhaaaaa =)) artigo mt bom...ficaste com um tema mt interessante e conseguiste fazer um artigo excelente!!!continua assim...ah concordo com a sofia.es imprescindivel para o nosso grupo.bjuh***

Anónimo disse...

Um artigo muito interessante. Parabéns =) * beijinho