domingo, 20 de abril de 2008

Mecanismos de evolução


Evolucionismo versus fixismos


Até meados do século XIX a diversidade do mundo vivo era explicado de acordo com uma concepção resultante da interpretação dos textos bíblicos. Segundo esta interpretação, os seres vivos são o resultado de um acto divino, mantendo-se as diferentes espécies inalteradas ao longo do tempo desde o momento da sua criação. Esta explicação, conhecida como fixismo,considera a Natureza como um sistema ordenado,estável, onde cada forma viva, é criada para uma determinada finalidade e encontra-se perfeitamente adaptada.

Foi neste século que as ideias transformistas ganharam força e acabaram por impor o evolucionismo como paradigma da origem e diversidade das espécies. De entre os principais defensores das ideias de evolução destacam-se Lamarck e Darwin. As suas teorias defendem a existência de antepassados comuns a todos os seres vivos e a modificação lenta e gradual das espécies ao longo do tempo, diferindo nos mecanismos propostos para explicar o processo evolutivo. Como o evolucionismo defende que as espécies evoluem e dão origem a novas espécies, podemos constatar que se opõe completamente ao fixismo. Contudo esta oposição provoca, ainda hoje, debates, onde argumentos de natureza científica são confrontados com argumentos de natureza religiosa.

Após esta breve síntese, vou aprofundar o tema Lamarckismo.

Em 1809, Jean Baptiste Lamarck propôs uma explicação para a evolução dos seres vivos, que se baseava fundamentalmente em dois princípios:

* Lei do uso e do desuso

Lamarck considerava o ambiente como o principal agente responsável pela evolução dos seres vivos. Desta forma, a necessidade que os seres vivos sentem de se adaptar a novas condições ambientais, resultantes de alterações do ambiente, conduz ao uso ou ao desuso contínuo de certos orgãos. Deste modo, a função que o orgão desempenha acabará por determinar a sua estrutura como adaptação ao meio. Tendo em conta este princípio é possível referir dois exemplos:

- A toupeira, pelos seus hábitos subterrâneos, faz pouco uso da visão, o que tornou os seus olhos pequenos e pouco funcionais - atrofia do orgão sob a influência do meio.

- O pescoço alongado da girafa foi obtido graças ao hábito de este animal alongar a cabeça em busca das folhas de certas árvores de que se alimenta - desenvolvimento do orgão pela necessidade de adaptação ao meio.


*Lei da herança de caracteres adquiridos

Lamarck considerava que as transformações sofridas, provocadas pelo ambiente, quer no sentido do desenvolvimento do orgão quer da sua atfrofia, eram transmitidas à descendência. Essas pequenas transformações, ao acumularem-se ao longo de gerações sucessivas, provocariam o aparecimento de novas espécies, funcionando assim como o principal factor de evolução.


Podemos concluir que a teoria de Lamarck, apesar de considerar o fenómeno de adaptação ao ambiente, é bastante contestada, pois se é certo que o uso desenvolve as estruturas - lei do uso-, já não é certo afirmar-se que a descendência herdará essas estruturas com esse grau de desenvolvimento - lei da herança dos caracteres adquiridos. Hoje sabe-se que nenhuma alteração dos orgãos provocada por factores ambientais se transmite à descência, o que retira suporte à hipótese de Lamarck. Apenas se pode afirmar que as únicas alterações que se transmite à descendência são as que modificam o material genético dos gâmetas.


Até para a semana! * Juliana

18 comentários:

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Wireless, I hope you enjoy. The address is http://wireless-brasil.blogspot.com. A hug.

Anónimo disse...

o artigo esta muito bom!!! este tema e muito interessante e sempre foi uma das teorias de evolução que eu mais gostei...muitos parabens...bjinhus@*

Anónimo disse...

Olá JulI =)! O teu artigo é muito interessante e, tal como a filipa, este também fui um dos temas que mais me fascinou no 11ºano! É bom rever algumas coisas...

Parabéns, o teu artigo está optimo! Acho que te explicas-te muito bem e que os exemplos que utilizas-te são muito oportunos.

beIjos

Anónimo disse...

Olá queridas Evolucionistas!

Estou aqui para comentar mais um artigo fabuloso acerca do trabalho que têm desenvolvido! Era imprescindivel falar acerca das teorias evolucionistas.
A Juliana explicou muito bem os conceitos fundamentais acerca desta teoria e confesso que já não me lembrava de muitos deles.

Muitos parabéns e continuem o vosso fabuloso trabalho!

Atenciosamente, "Pedro Teixeira"

Anónimo disse...

Ola Juli* concordo com a Sofia Costa! É sempre bom rever estas matérias de 11º visto que nós vamos fazer exame e esta matéria está incluída! Artigo muito interessante ;) evolucionistas sempre! =DD **bjinhos

Anónimo disse...

Olahhhh juli!!!!!
Concordo com a Sofia e com a Lipa....
O tema foi tratado de uma forma muito soft, que fez com que percebesse melhor esta teoria!!!
Parabéns!!!!
=D bjx******

jardel mitermayer disse...

É muito bom esse texto me fez pensar + um pouco sobre o assunto q estou estudando meu livro eh fraco em informações

Anónimo disse...

Your means of exρlaining the whole thing іn thіs post is in fact
pleasant, everу one be аble to ѕimρly know
it, Thanks a lot.

Feel fгee to νisit my blоg ρost: http://www.prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm
My webpage > mouse click the next site

Anónimo disse...

Link exchange iѕ nοthing else but it is οnly placіng the other ρerson's website link on your page at appropriate place and other person will also do same in support of you.

Also visit my blog post; Hair Removal System

Anónimo disse...

Magnificent items fгom yоu, mаn.
I've bear in mind your stuff previous to and you're just еxtrеmely great.
I аctually like ωhаt you have оbtained here, certainly
liκe what you're saying and the way through which you are saying it. You are making it entertaining and you still care for to stay it sensible. I can not wait to read far more from you. This is really a tremendous web site.

Also visit my blog :: www.sfgate.com

Anónimo disse...

Heya i аm foг the primarу time here.
I came acгosѕ this board anԁ I find It reallу hеlpful & іt helped me out much.

I hope to preѕent onе thіng baсk and aiԁ
otheгs such aѕ you hеlpеd mе.


Lοok at my site :: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anónimo disse...

Peсulіar aгticle, totallу what I
nеeded.

Review my blog; sfgate.com
My web page: v2 cigs

Anónimo disse...

Grеat beаt ! І wοulԁ like to apρrentiсe while уοu amеnd yοur sіtе, how can i ѕubscribe for
a blog webѕite? Τhe аccount aided me a
acceptable deal. I hаd been a little bit acquainted
of thіs your brοadcast proνided brіght сleаг idеa

Here іs my webρage ... www.sfgate.com

Anónimo disse...

It's very easy to find out any topic on web as compared to textbooks, as I found this paragraph at this web site.

Also visit my web page :: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php
Also see my web page - just click for source

Anónimo disse...

Τhis info is pгiсеless. How
can Ι find out more?

Here is my webpаge - Click That Link
Also see my website :: %Anchor_TeхT%

Anónimo disse...

Wе would гecommend stoрping by the valuаble ωeb ѕite for more ԁetails.


Feel free to surf to my ωeb site ... Wiki.Ku.dk

Anónimo disse...

Purchasing farmacia on line prescription medication was a lot harder than
you might think, for one of Britain's most recognisable television faces.

Also visit my homepage - continue reading this

Anónimo disse...

adorei :D