domingo, 11 de maio de 2008

Neodarwinismo


Em 1942, as ideias originais de Darwin são combinadas com novos dados acerca da genética. O resultado originou a teoria sintética da evolução ou Neodarwinismo. Esta teoria engloba duas ideias fundamentais: variabilidade genética e selecção natural.

A diversidade do mundo vivo é a base sobre a qual actua a selecção natural. Esta diversidade tem como fonte primária as mutações e a recombinação genética.

As mutações introduzem novidade genética mas é principalmente a recombinação genética que cria a variabilidade, favorecendo o aparecimento de uma multiplicidade de diferentes combinações dos genes.

A selecção natural não actua sobre genes ou características genéticas isoladamente, mas sim sobre indivíduos com toda a sua carga genética. Cada conjunto genético confere determinadas potencialidades adaptativas aos indivíduos para um determinado meio e num determinado momento. O indivíduo que possua a combinação de caracteres mais vantajosa será seleccionado em relação a outros menos favorecidos da mesma população.

Quanto maior for a diversidade, maior é a probabilidade de uma população se adaptar a mudanças que ocorram nesse meio pois entre toda essa diversidade por aparecer um conjunto génico que seja favorecido pela selecção natural. As populações muito homogéneas e bem adaptadas podem ser eliminadas se, no seu habitat, ocorrerem, por exemplo, mudanças climáticas.

Quando as características do meio se alteram, o conjunto génico mais favorável, isto é, aquele que permite que o indivíduo sobreviva mais tempo e deixe mais descendência, pode deixar de o ser no novo ambiente.

O conjunto génico que torna os indivíduos menos adaptados encurta a sua sobrevivência e diminui a descendência. Em termos globais há genes que se tornam mais frequentes, enquanto que outros vão sendo progressivamente eliminados. Por esta razão, as populações vão ficando cada vez mais bem adaptadas ao meio.

Ao longo do tempo, determinados genes e, portanto, determinadas características, acabam por ser eliminados das populações, em detrimento de outros que se implantam, dando-se, assim, a evolução.


Até para a semana, Ana Filipa*

3 comentários:

Anónimo disse...

o teu artigo esta muito interessante...=)) o nosso blog esta demais =D eheh*****

Anónimo disse...

Lipa o teu artigo está muito bom! Explicas-te muito bem todos os aspectos a ter em conta no Neodarwinismo...está fantástico!

BeijOs eh eH =D

Anónimo disse...

Olahhh lipinha!!!! Concordo com tudo o que a sofia e a filipa diseram.... O artigo está muito bom e, é por causa de artigos e empenho como este que o nosso blog está cada vez melhor.....

=)))))))) bjx*******